por Bad Girl, em 13.02.14
... Os putos.
Ando agastada com os adolescentes. Não tenho adolescentes, não sou adolescente, mas ultimamente dou por mim a não querer crer nas coisas que vejo sair dos adolescentes.
Antes de mais, faço um parêntesis para esclarecer que não fui uma adolescente "normal". Não alinhava no que não queria, não me dava com quem não me agradava, não ia em carneirices. Era válido para tudo: para a roupa que era suposto toda a gente usar, para os comportamentos que era suposto toda a gente ter, para os círculos que toda a gente devia frequentar. Isso custou-me muita coisa, mas nunca me custou a dignidade. Sempre fui mais dada aos meus princípios do que à integração social. O percurso nem sempre foi fácil, mas foi sempre coerente. Posto isto, voltamos aos adolescentes de hoje. Chama-se "social beer challenge" e anda por aí, para quem quiser ver, nas redes sociais. Eu vi pela primeira vez no Facebook da filha de uns amigos. É transversal a idades, sexos e condição social. E é simples: um idiota aparece num vídeo a beber meio litro de cerveja de golada. Depois nomeia três amigos, com tags no Facebook, e esses são obrigados a fazer a mesma figura acéfala. Obrigados não, dirão vocês. E eu digo que vocês sabem muito pouco sobre adolescentes, se acham isso. Os adolescentes de hoje em dia (ou os de sempre, sei lá bem) não estão preparados para não ceder a pressões sociais. Dá muito trabalho. Carece de muita estaleca. E os putos não têm estaleca. Têm telemóveis, Facebook e acesso a cerveja para beber ao litro, mas não têm estaleca. Alguns de vocês, se calhar até com filhos adolescentes, dirão que não tem mal. Alguma investigação no tal desafio e vê-se filhos a desafiarem pais e pais a alinharem. Eu, por acaso, acho que tem. Acho que um idiota fazer algo só porque pares o mandam fazer está errado em toda a linha. Alinhar no "social beer challenge" ou em qualquer desafio deste género é meio caminho andado para, mais tarde, se achar normal ser chamado de besta, rolar em merda de vaca ou entrar em coma alcoólico só porque um idiota o mandou. E agradecer, pois é uma lição de vida.
(Os putos são todos mentecaptos? Certamente não. Há por aí bons miúdos, cheios de personalidade e estaleca. Parece-me é que são poucos).